Educação para a Arte/
Art Education

Ser um Educador para a arte ou um artista docente pode ser reduzido à definição de um artista profissional praticante com as habilidades, curiosidades e sensibilidades abrangentes de um educador que pode efetivamente envolver uma ampla gama de pessoas sobre e através das artes.

No meu contexto pessoal, comecei a ensinar logo após sentir que a minha prática artística era sólida e confiante o suficiente para ser compartilhada em ambiente de aula. Esta foi uma tentativa inicial de colmatar a necessidade de mais recursos e conhecimentos nas minhas áreas de intervenção, a arte têxtil e escultura em lã. Em retrospetiva, a educação artística tornou-se uma parte essencial e querida da minha prática. Sentida como uma responsabilidade em manter o círculo de saber-fazer gerado pela visualização e interação com a arte como um corpo de conhecimento em evolução.

O ensino faz parte do mecanismo circular que move a minha prática de atelier, com o trabalho de galeria, encomendas e investigação. A manutenção de todas as engrenagens operacionais às vezes requer habilidades acrobáticas e relacionamentos organicamente desenvolvidos com outros projetos e as pessoas por trás deles. Para mim, era o Saber Fazer. Conheci Alice Bernardo em 2016 sobre bichos-da-seda e produção de seda, e a nossa amizade e colaboração desde então gerou muitos recursos. Desde workshops de iniciação detalhados e um Manual cuidadosamente elaborado com a teoria dividida e apresentada de forma lógica e sequencial a masterclasses onde são apresentadas diferentes abordagens, com foco no significado, bem como nos materiais e na técnica. Permitindo a auto-expressão, a criatividade lúdica e promovendo consistentemente o pensamento crítico em todos os empreendimentos artísticos.

Destaque sobre educação artística:

2022, 09 - Artista Convidada, Contextile, Bienal de Arte Têxtil, Guimarães. Portugal.

2022, 09 - Professor convidado, Serralves, festa de Outono.

2022, 06 - Júri Convidado Art School, Escola Artística António Arroio. Lisboa, Portugal.

2022, 05 - Aula de Escultura Têxtil e Confecção de Feltros, no âmbito da semana Fashion Revolution, para os alunos de Moda e Design da UBI. Covilhã. Portugal.

2019, 11 - Professor convidado na UBI ‘Universidade da Beira Interior’ Master Class sobre tecnologia vestível, método desenvolvido para embeber circuitos eletrónicos em têxteis, fazendo circuitos suaves, sensores e atuadores.

Ano letivo 2017/18 - Professora convidada na Escola de Artes Soares dos Reis, desenvolvimento da FCT, aprendendo e trabalhando com artistas, com os finalistas da produção artística têxtil. Resultando numa coleção de obras sob o tema “o que é o amor”, composta por escultura têxtil e tecnologia interativa e sensorial, exposta ao público na Fundação/Fundação Escultor José Rodrigues.

Being an Art Educator or a teaching artist can be narrowed down to the definition of a practising professional artist with the comprehensive skills, curiosities and sensibilities of an educator who can effectively engage a wide range of people in, through, and about the arts. 

In my personal context, I began teaching shortly after feeling my art practice was solid and confident enough to be shared in a class environment. This was an early attempt to bridge the need for more resources and knowledge in my fields of intervention, textile art and wool sculpting. In retrospect, art education has become an essential and dear part of my practice. It is felt as a responsibility to maintain the circle of know-how generated by viewing and interacting with art as a body of evolving knowledge.

Teaching is part of the circular mechanism that makes my studio practice go around, along with gallery work, commissions and investigation. Maintaining all gears operational sometimes requires acrobatic skills and organically grown relationships with other projects and the people behind them. For me, it was Saber Fazer. I met Alice Bernardo in 2016 about silk worms and silk production, and our friendship and collaboration have since then spawned many resources. From detailed initiation workshops and a carefully crafted Manual with theory broken down and presented logically and sequentially to masterclasses where different approaches are presented, focusing on meaning as well as materials and technique. Allowing self-expression, play-based creativity, and consistently promoting critical thinking in one's artistic endeavours.

Of Special note on Art Education: 

2022, 09 - Guest Artist, Contextile, Biennale of Textile Art, Guimarães. Portugal. 

2022, 09 - Guest teacher, Serralves, festa de Outono. 

2022, 06 - Guest Jury for Art Schcool, Escola Artística António Arroio. Lisboa, Portugal. 

2022, 05 - Textile Sculpture and felt making class, in the scope of Fashion Revolution week, for the fashion and Design students at UBI. Covilhã. Portugal. 

2019, 11 - Guest teacher at UBI ‘University of Beira Interior’ Master Class on wearable technology, method developed for embedding electronic circuits into textile, making soft circuits, sensors and actuators.  

School year 2017/18 - Guest teacher at the Soares dos Reis Art School, development of FCT, learning and working with artists, with the finalists of the textile art production. Resulting in a collection of works under the theme “what is love”, composed of textile sculpture and interactive and sensorial technology, exhibited to the public at the Fundação/Foundation Sculptor José Rodrigues.