In to the Gift of my Mistake

Madrid, setembro de 2019, para VII Bienal de Arte Têxtil.

A emergência da exibição visual do corpo de trabalho produzido, contextualização controlada pela narrativa e pela relação com a obra transformou como o portfólio fotográfico do trabalho foi abordado.

Ao tentar contornar a natureza impassível e plana da fotografia quando confrontada com a carga do encontro de uma escultura, com toda a sua volumetria, textura, cheiro e presença, desenvolveu-se uma prática fotográfica caracterizada pelo uso do retrato e do autorretrato do sujeito. Contextualizado por elementos humanos e/ou outras sugestões que direcionam a criação de um ambiente estético coerente com uma perspetiva conceptual da peça.

Sobre esta imagem, selecionada para a VII Bienal de arte têxtil de Madrid na categoria de fotografia têxtil artística, ela remete para uma história que uma vez ouvida. Os franceses, durante as invasões, escalpavam mulheres com cardas de lã (um objeto comum).

As cardas são uma ferramenta indispensável para quem quer dar forma à lã e para todas as mulheres que, ao longo das gerações, passaram a lã nas cardas para produzir as roupas que vestiriam as suas famílias.

Técnicas e materiais: Velo de Churra da Terra quente, feltrado e esculpido manualmente, tingido com Indigo.

Madrid, September 2019 for VII Textile Art Biennial.

The emergence of visually contextualizing the body of work by Controlling its narrative and the relationship with its result transformed the photographic portfolio and the work approach.

The attempt to circumvent the distant and flat nature of photography, when compared to the burden of encountering a sculpture in all its volume, texture, smell and presence, led to the development of a specific photographic practice characterized by portraits and self-portraits on the background. The subject is the textile piece contextualized by human elements and/or other suggestions aimed at creating an aesthetic environment consistent with a conceptual perspective of the piece.

This image, selected for the VII Biennial of textile art in Madrid in artistic textile photography, refers to a story that was once heard. During French invasions, after looting, destruction and rape (the manual of war), French soldiers took hand carders, an everyday object, and pulled the scalp of women with them.

Cards are a present and essential tool in giving body to wool and for all generations of women who carded the wool with which they dressed their families.

Materials and techniques: Raw fleece from Churra da Terra quente, hand felted and sculpted, dyed with Indigo.